Prefeitura reúne técnicos para a construção de objetivos estratégicos do PPA

Equipes técnicas reunidas durante o primeiro dia do evento. (crédito: SECOM/Ivan Cruz)

A Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) reuniu, entre 8 e 9 de maio, na Sala Osasco, secretários municipais e suas respectivas equipes técnicas para a construção dos objetivos estratégicos que estruturarão o Plano Plurianual (PPA) – peça orçamentária que vigorará de 2018 a 2021. Fundamental ao planejamento orçamentário, o PPA reúne todos os programas que serão executados ao longo dos próximos quatro anos e viabiliza todas as atividades e projetos que serão implantados na cidade.

Orientados por três macrodiretrizes estratégicas: Trabalho e Compromisso com o Cidadão; Osasco Cidade Renovada; e Orgulho de ser Osasquense, o trabalho de construção do PPA 2018-2021 foi iniciado no princípio de 2017 e já reúne um denso diagnóstico com 11 eixos temáticos, que retratam a cidade em perspectiva comparada à região metropolitana e ao estado de São Paulo. É a primeira vez na história da cidade que haverá um diagnóstico como esse, subsidiando esse instrumento de planejamento.

Segundo a secretária da SEPLAG, Dulce Helena Cazzuni, outra característica marcante desse processo é a promoção da integração das diversas secretarias municipais em torno de cada eixo estratégico. “Estamos trabalhando com os problemas da cidade. Não há um que seja específico de uma secretaria ou outra. Se há um problema, ele é um problema do governo todo e cada pasta deve contribuir para sua solução”, destacou Cazzuni durante a abertura do evento.

Divididos em grupos, os participantes puderam discutir os problemas de cada eixo, levantados na fase de diagnóstico, e fizeram propostas de objetivos estratégicos para o período em que o PPA estará em vigor. A partir de agora, serão estipuladas metas para o cumprimento dos objetivos em cada um dos próximos quatro anos e desenvolvidos os projetos e atividades para alcançá-los.

Uma vez concluído, o PPA será convertido em projeto de lei e encaminhado ao Poder Legislativo até o dia 31 de julho, quando passará por discussão e audiência pública até que seja aprovado pela Câmara de Vereadores e possa ser acompanhado pela população.




Outras Notícias

Nesta quarta-feira (30/9), o diretor do departamento de Planejamento Estratégico, Bruno Mancini, e a gerente de Formulação e Acompanhamento do Plano Plurianual, Talita Bottas, fizeram uma visita técnica ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria de Es...

Leia mais