Prefeitura comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com lançamento de projeto dos PEVs

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado todo dia 5 de junho, a Prefeitura do Município de Osasco lança o Projeto do Ponto de Entrega Voluntária (PEV), no Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos, a partir das 9h.

Desenvolvido em etapas, o projeto instalará, em sua primeira fase, 50 PEV em nove parques municipais. Estruturas metálicas com capacidade para armazenar até 750 litros de resíduos, esses dispositivos funcionam como uma modalidade de coleta seletiva, na qual os cidadãos poderão descartar seus próprios resíduos recicláveis, como garrafas plásticas, latas de alumínio, papelões, entre outros.

Nas duas fases seguintes, que serão implementadas em breve, a Prefeitura disponibilizará mais 200 PEVs, que serão espalhados em espaços e equipamentos públicos, universidades e outros locais estratégicos.

Estabelecido pela lei nº 4.763/2016, que regulamenta o Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, o projeto, desenvvolvido pela Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), vai ao encontro das medidas de promoção do manejo sustentável dos resíduos sólidos gerados na cidade e de geração de trabalho, renda e inclusão social das catadoras envolvidas no processo de triagem desses materiais.

De acordo com o prefeito Rogério Lins, o projeto é uma ação muito importante, pois integra os cidadãos na tarefa de zelar por nossa cidade e promove o aumento da consciência ambiental. “Todos nós geramos resíduos diariamente e é muito importante estabelecermos uma relação sustentável com esse material gerado. Reduzir, reutilizar e reciclar devem ser atitudes cotidianas”, afirmou Lins.

“Os PEV permitirão que os cidadãos descartem seus resíduos recicláveis de forma adequada, para que sejam recolhidos e enviados às centrais de triagem de nossa cidade, gerando renda para os catadores e a preservação do meio ambiente”, acrescentou.

Largamente utilizado em países europeus, os PEV compõem um importante auxílio na preservação do meio ambiente, já que evitam que toneladas de resíduos sejam enviados ao aterro sanitário.




Outras Notícias

A secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) lançou, na quarta-feira (23), na Sala Osasco, a plataforma digital do Banco de Indicadores da Cidade (BIC) para funcionários da Prefeitura. Desenvolvido por técnicos do Departamento de Estudos e Pesquisas, Indicadore...

Leia mais